Florianópolis terá Film Comission para captar e facilitar a realização de produções audiovisuais

Florianópolis terá Film Comission para captar e facilitar a realização de produções audiovisuais

Quem conhece a capital catarinense sabe que cenários belíssimos não faltam por aqui. Florianópolis tem praias com variadas características, lagoas, dunas, morros cobertos por Mata Atlântica, patrimônio histórico, pontes, infraestrutura urbana, enfim, um conjunto de belezas naturais e arquitetônicas que podem enriquecer as produções de filmes, novelas, clipes, comerciais e séries de televisão. Para que este potencial seja mais utilizado, gerando recursos para a economia local e divulgando a cidade nacional e internacionalmente, está sendo criada a Film Commision de Florianópolis, uma iniciativa do Florianópolis e região Convention & Visitors Bureau em conjunto com a Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Associação Cultural Panvision e Santacine – Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina.

Florianópolis possui "cenários de cinema" como a Praia do Santinho, onde está localizado o Costão do Santinho Resort

Floripa possui “cenários de cinema” como a Praia do Santinho, onde está o Costão do Santinho Resort

“As produções audiovisuais movimentam bilhões de reais todos os anos no Brasil e Florianópolis não podia ficar fora desse movimento. A Prefeitura articulou os setores e está viabilizando a criação. É o embrião para criação de legislação específica para nos tornarmos mais competitivos nesse segmento, que gera renda para várias indústrias, incluindo a do turismo, com a movimentação dos meios de hospedagem, de restaurantes e de transportes, tornando Florianópolis e região ainda mais conhecida nacional e internacionalmente”, afirma o superintendente de Turismo, Vinicius De Luca.

Segundo o Convention Bureau, o mundo comprovou que a realização de produções audiovisuais incrementa as receitas turísticas dos destinos. Segundo pesquisas recentes, 27% dos britânicos decidem suas férias depois de assistirem às séries de TV. O filme Coração Valente, por exemplo, aumentou em 300% o número de visitantes à Escócia, enquanto que a Austrália teve um crescimento de 200% nas visitas aos parques nacionais após as filmagens de Missão Impossível em 2000.  Mais recentemente, como já foi comentado aqui no blog da Pires, tivemos o caso de sucesso da Irlanda, que transformou a visibilidade alcançada em oportunidade de visita, quando teve seus cenários de construções medievais, litorais rochosos e montanhas acidentadas filmados para a série de TV Game of Thrones.

Hoje o negócio está em franca expansão. Estão em funcionamento 320 Film Commissions em mais de 40 países. A Região de Florianópolis tem tudo para vingar nesta estratégia. As razões são muitas: belezas naturais, espaços bem preservados para locações de época, oferta de esportes aquáticos, aeroporto conectado com o Brasil e países vizinhos, além de ótima rede de hotéis, restaurantes e locadoras de veículos. Com o estúdio de cinema da Universidade Federal de Santa Catarina também se abrem possibilidades para locações internas. A própria Lei da TV Paga, que define uma programação mínima de produções nacionais, tem alavancado o segmento.

O lançamento da Film Commision de Florianópolis será na quinta-feira (21/06), às 15h, integrando a programação do 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.




Artigo publicado em:
19/06/2018
Categorias:
Turismo
Tags:
, , , ,



Veja também:

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Começar Conversa
Podemos te ajudar?
🔹 Olá, bem-vindo(a) à Pires Inteligência em Destinos!

Sou Jeanine Pires. Me fala como posso retornar sua mensagem de acordo com o que você precisa.
Aguardo ansiosamente para transformar suas ideias em realidades excepcionais!

Equipe Pires Inteligência em Destinos