A importância dos eventos para as sociedades científicas, associações e entidades de classe

A importância dos eventos para as sociedades científicas, associações e entidades de classe

importância dos eventos científicos

Difícil eleger apenas um motivo que justifique a importância dos eventos para as sociedades científicas, associações e entidades de classe.

importância dos eventos para sociedades científicasMas, é inegável que todo o processo de aprimoramento profissional, atualização sobre pesquisas e avanços da ciência são a grande oportunidade dos encontros dessa natureza. Além de inovação e pesquisa, o relacionamento entre profissionais e o conhecimento de novos colegas sempre gera laços importantes para todas as áreas da ciência e da cooperação associativa.

Com toda esta relevância, os eventos precisam ser encarados como o grande momento da entidade. É quando os temas que norteiam o trabalho dos associados ganham visibilidade e a própria relevância da sociedade científica é colocada em destaque junto aos meios de comunicação, autoridades e população em geral.

Isso cresce não só pelo tamanho do evento, mas também pelo interesse em torno dos temas que constam na programação. Por isso, pelo papel aglutinador que possui, a entidade deve tratar os eventos como parte de sua estratégia de divulgação e de estímulo à produção científica, assim como faz com os boletins, revistas, livros e anuários que publica ou com canais informativos como sites, blogs e newsletters que mantém.

Capacitação profissional

Outro fato relevante é que muitas vezes a participação em um evento acaba sendo a única oportunidade que um profissional tem de atualizar seus conhecimentos. Este propósito de promover a capacitação tem sido sempre um forte atrativo nos eventos técnico-científicos e merecem toda a atenção dos organizadores.

Uma grade de programação que inclua palestras, mas também atividades como workshops e minicursos tem tudo para influenciar a decisão de participação no evento. É interessante ainda prever momentos para a troca de ideias e informações entre os participantes, o que também é um indicativo do sucesso de um evento.

Por fim, os eventos servem para estreitar o relacionamento da entidade com os associados. São um momento de congraçamento da categoria – antes, durante e depois das atividades em áreas de convivência, coffe breaks, happy hour, jantares e outras atividades de cultura e lazer.

Manter e conquistar associados

novos associados para sociedades científicasA visibilidade que um evento gera para a entidade também serve para conquistar novos sócios, atrair talentos e fortalecer sua categoria profissional. O sucesso desta ação irá depender da forma como a sociedade científica ou entidade encaminha as condições para a participação no evento, assim como pela qualidade do conteúdo e dos palestrantes.

Da mesma forma que atrai novos sócios, um evento tem ainda o poder de trazer de volta aqueles que estão inadimplentes ou por algum outro motivo se desassociaram da entidade. Novamente, com boas condições para inscrição no evento, são grandes as chances destes associados voltaram a pagar suas mensalidades.

Além de toda a importância como ferramenta de inovação, atualização profissional, comunicação e relacionamento, não podemos deixar de citar a importância econômica dos eventos para as sociedades científicas e entidades de classe. Os recursos que são arrecadados com a realização de congressos e seminários são muito bem-vindos tanto para a manutenção quanto para os projetos de expansão das entidades associativas. A renda com eventos científicos muitas vezes é o que mantem a entidade viva e atuante.

Por tudo isso, a responsabilidade das sociedades científicas é proporcional à importância dos eventos que realiza. É grande. A imagem da entidade está em jogo e tratar todos os detalhes dos eventos – desde as regras de escolha dos destinos até a escolha de cada palestrante convidado – com profissionalismo não é uma opção, é uma obrigação.

E para você, qual a importância dos eventos para as sociedades científicas, associações e entidades de classe? Comente no campo abaixo e contribua para esta discussão! 

 




Artigo publicado em:
07/06/2016
Categorias:
Sociedades Científicas e Eventos
Tags:
,



Veja também:

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Começar Conversa
Podemos te ajudar?
Olá, tudo bem?
Estamos à disposição no whatsapp.