Plano Comercial das Entidades de Apoio do Turismo de Negócios de Belo Horizonte

03-09-2014

 

Desenvolvimento de uma política comercial comum de atuação da cadeia produtiva do turismo de negócios e eventos de Belo Horizonte com foco na captação e na realização de eventos foi o objetivo da consultoria realizada pela Pires e Associados na capital mineira, pelo período de seis meses, com conclusão em abril de 2014.

 

O projeto foi uma demanda do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MG) e do BID – Banco de Desenvolvimento Interamericano, que junto com a Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais (SETUR MG) e Belotur – Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte formaram o Grupo Gestor do projeto. A consultoria da Pires contou com o envolvimento direto dos principais atores públicos e privados que compõem o Programa de Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte (veja lista de entidades, depoimentos e fotos abaixo) e foi uma experiência de muito sucesso para o turismo de eventos local.

 

Entre os principais resultados estão a melhoria na gestão e o fortalecimento das entidades locais com objetivo de captar eventos para Belo Horizonte e também buscar um maior envolvimento dos associados em cada entidade.

 

Segundo Jeanine Pires, diretora da Pires e Associados, foi um trabalho complexo e desafiador, cujo sucesso foi construído de forma participativa e, por isso, passou por um planejamento detalhado de cada uma de suas etapas e cronograma de execução. “A entrega dos produtos previstos, o estabelecimento de metas bem definidas e o envolvimento das lideranças passaram pela sensibilização das entidades sobre a importância do projeto, a necessidade de passar por diversas etapas para alcançar a implementação do Plano Comercial e, ainda, a necessidade de empenho da diretoria de cada uma das entidades para construir todos os resultados aprovados”, relata Pires.

 

Depoimentos

“A empresa Pires & Associados, como consultora de estudos e projetos turísticos, elaborou programa especial de incentivo ao Turismo de Eventos e Negócios de Belo Horizonte, contratada pelas entidades que atuam neste setor, incluindo a Belotur, contribuindo para uma melhor atuação do segmento no desenvolvimento desta vocação da cidade e uma maior integração das instituições”.
Mauro Werkema, Presidente da Belotur

 

“A Fundação Belo Horizonte Turismo e Eventos (Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau) ficou muito satisfeita pelo Plano Comercial das Entidades de Apoio do Turismo de Negócios de Belo Horizonte elaborado pela Pires & Associados. O Plano de Ação aprovado no final do trabalho pela Diretoria já está em execução e trazendo seus primeiros resultados, o que reflete a competência da equipe da consultoria”.
Antônio Claret Nametala, Presidente da Diretoria Executiva – Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau

 

“A consultoria prestada pela Pires & Associados no âmbito do Programa do Turismo de Negócios de Belo Horizonte foi de grande relevância, na medida em que trabalhou fragilidades da política comercial das instituições, a partir de levantamentos eficazes, treinamentos dinâmicos e sugestões coerentes. Para a ABRASEL, houve um ganho na qualidade dos processos de comunicação e relacionamento com associados”.
Lucas Pêgo, Diretor executivo ABRASEL MG.

 

“Agradecemos a Pires & Associados pelo comprometimento e dedicação ao prestar um serviço com eficiência e qualidade. Foi de grande importância para a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV-MG – o relatório produzido pela empresa, no qual nos apresenta o perfil da associação de forma detalhada, nos proporcionando uma melhor visão dos pontos que precisamos trabalhar para o desenvolvimento da entidade”.
Antonio da Matta, Presidente da ABAV Minas

 

“A Pires & Associados se destaca como referência no setor e a consultoria prestada para nossa entidade, a ABIH MG, foi de fundamental importância, sobretudo em um período tão particular e importante no turismo brasileiro e mineiro. A Pires & Associados possui profissionais qualificados que elaboraram soluções efetivas na excelência de nosso relacionamento com nossos parceiros e associados, assim como o fortalecimento institucional da ABIH MG e de todo o trade mineiro”.
Patrícia Coutinho, Presidente ABIH MG

 

“A realização da consultoria para elaboração e execução dos planos associativos comerciais das entidades do turismo de negócios de Belo Horizonte foi passo fundamental dentro do trabalho em rede executado na cidade com o apoio, entre outros, do BID. E a Pires Consultoria superou nossas expectativas na execução do serviço com a capacidade de entender rapidamente a dinâmica local e propor ações exequíveis, sem utopias, mas que permitiu que as entidades retomassem de maneira efetiva seus processos de fortalecimento”.
Thadeu Neves, Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MG) 

 

Entidades participantes do Projeto de Consultoria

 

Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV/MG);
Associação Brasileira de Empresas de Evento de Minas Gerais (ABEOC Brasil – MG);
Sindicato das Empresas Promotoras de Eventos de Minas Gerais (SINDIPROM/MG);
Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Minas Gerais (ABIH/MG);
Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau (BH C&VB).
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (ABRASEL/MG);
Companhia Mineira de Promoções (PROMINAS);
Belotur – Empresa de Turismo de Belo Horizonte;
SETUR-MG – Secretaria de Turismo de Minas Gerais ( atual SETES )

 

Galeria de Fotos

Crédito das Fotos: Pires & Associados. Foto da cidade de BH no topo da página: Breno Pataro – Portal PBH

Category

03-09-2014

Consultoria
Começar Conversa
Podemos te ajudar?
Olá, tudo bem?
Estamos à disposição no whatsapp.