Turismo em Santa Catarina é foco de palestra de Anita Pires

03-06-2014

 

A diretora da Pires e Associados, Anita Pires, foi a palestrante-chave sobre Turismo do projeto Cresce SC, em evento no dia 28 de maio de 2014, na sede da FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina), em Florianópolis. Considerada uma das 25 personalidades brasileiras mais influentes do turismo pela revista especializada Panrotas e presidente da ABEOC Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), Anita destacou a importância da qualificação e de investimentos no setor de turismo em Santa Catarina.

 

Veja os slides da apresentação de Anita Pires:

 

Setor em Crescimento

Segundo o jornal Diário Catarinense, a palestrante destacou que em Santa Catarina o turismo representa 12,5% do PIB estadual. No Brasil, o turismo responde por 9,2% do PIB nacional. Além disso, o setor gerou 510 mil empregos em SC em 2013, embora ela destaque que esse número seja muito maior, já que em eventos, por exemplo, até 90% das contratações são informais.

 

— O Brasil é a 6ª economia do turismo do mundo. Nos últimos 10 anos, o turismo cresceu 51% no Brasil. É o quinto pais na geração de empregos na área de turismo. E 2013, foram 8,5 milhões de emprego no setor, representando 8,4% do total gerado no ano passado.

 

Conforme Anita, a previsão é que o turismo brasileiro cresça 12,37% em 2014. Em 2013, o setor cresceu 13,83%. Em relação a Florianópolis, Anita ressaltou que “o sonho de todo brasileiro é morar na Capital catarinense”, mas ainda há desafios.

 

Ela ainda falou sobre os principais gargalos para o desenvolvimento do setor, como infraestrutura, regulamentação e qualificação. Em Santa Catarina, a presidente da Abeoc, ressaltou a troca de seis secretários de Turismo em três anos e meio, o que impede a continuidade de projetos.

 

Category

03-06-2014

Palestras