Conheça os principais destaques da WTM Latin America 2014 e do 41º Encontro Comercial Braztoa

Conheça os principais destaques da WTM Latin America 2014 e do 41º Encontro Comercial Braztoa

É grande a expectativa para a WTM Latin America 2014 – a feira mais internacional da indústria do turismo no continente americano – que acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril de 2014, simultaneamente ao 41º Encontro Comercial Braztoa. A diretora da Pires e Associados, Jeanine Pires, é a presidente do Conselho da WTM – na foto acima com Marco Ferraz, da Braztoa (esquerda), Lawrence Reinisch e Vincent Lhoste, da Reed Exhibitions. (Foto: Panrotas).

A menos de um mês para a realização dos eventos, o interesse do mercado aumenta a cada dia. Até março, por exemplo, mais de 1000 expositores, entre destinos e empresas do Brasil, da América Latina e do resto do mundo, já tinham confirmado presença. A expectativa é de atingir a marca de 1.300 expositores. Destes, 50 participam da feira pela primeira vez.

Além de participantes tradicionais, como grandes agências de turismo, hotéis e entidades governamentais, estarão presentes empresas do setor de tecnologia – como Google e TripAdvisor.

Em visita ao Brasil pela primeira vez em 2013 – para a edição inaugural da WTM Latin America –, a rede Trump Hotels, novamente confirmou participação para este ano. Estarão presentes ainda bandeiras como Accor, Meliá, Marriott International e Hilton Worldwide – já consolidadas no país e na região – e empreendimentos comerciais como Macy’s e Bloomingdale’s, dos Estados Unidos, e Chic Outlet Shopping, presente em 9 cidades da Europa.

Entre os estreantes no evento estão as NTOs – Organizações Nacionais de Turismo – do Peru, Grécia, Austrália, Nova Zelândia, a rede hoteleira InterContinental Hotels (IHG) e a locadora de automóveis Europcar.

Patrocinadores

Além da Grécia, país patrono da edição 2014 – que investe no turismo como principal motor da economia –, integram a lista de patrocinadores a companhia francesa Accor, líder mundial em operação hoteleira e líder de mercado na Europa, e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que também patrocinou o evento no ano passado e o Sebrae – todos de olho no potencial do mercado turístico do Brasil e da América Latina como um todo.

“Esta grande procura por parte dos expositores e patrocinadores reflete a importância da WTM Latin America para o setor turístico da região, que se desenvolve a passos largos mesmo com a crise financeira mundial, que afetou o desenvolvimento econômico dos países do globo como um todo”, afirma Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America.

De fato, a pujança do setor turístico no Brasil, que receberá dois eventos mundiais nos próximos três anos, fez com que 150 hosted buyers – compradores de produtos e serviços turísticos – de todas as regiões do mundo participassem da WTM Latin America 2013 em busca de oportunidades não só no país, como em toda a América Latina.

E para que a mídia saiba em primeira mão todos os planos e expectativas dos expositores com relação ao mercado turístico do Brasil e da região, a WTM Latin America 2014 contará com o “Meet the press”, espaço que promete aproximar a imprensa e os expositores nacionais e internacionais.

Tecnologia e interatividade

Outro ponto forte da WTM Latin America 2014 é a aposta nas novas tecnologias especialmente desenvolvidas para o mercado de turismo. Promovido há alguns anos na WTM de Londres, o setor chamado “Travel Tech” será replicado em São Paulo devido ao grande sucesso. Os expositores serão empresas de tecnologia do setor do turismo, a exemplo do Google e do TripAdvisor, mercado que tem crescido de forma expressiva nos últimos anos e que será tema de discussões neste novo espaço, focadas especialmente na forma como os produtos tecnológicos afetam o comportamento dos viajantes.

Já na Innovation Zone, que será parte deste novo setor, os visitantes poderão experimentar o inédito Google Glass™, trazido pela MooveTeam. A empresa de games com sede em Barcelona utilizará o equipamento como plataforma para mostrar na prática como funciona seu próprio aplicativo de trabalho em equipe, o TeamBuilding. Os visitantes poderão experimentar o aplicativo e ainda ler mensagens, procurar endereços, gravar vídeos, tirar fotos e compartilhar informações com outros membros da equipe, tudo através dos computadores individuais em forma de óculos.

A nova área de interação da Innovation Zone na WTM Latin America destina-se a receber companhias que tenham iniciativas novas e interessantes para mostrar ao setor de turismo. Dentre as empresas inspiradoras que se inscreveram para demonstrar seus produtos está a Manycolors, que trará sua Realidade Aumentada + Kinect, exibindo o que há de melhor em experiência virtual interativa.

“Parte da Travel Tech, a Innovation Zone é um laboratório de ideias e uma sala de exposições interativa, onde os visitantes e o mercado de turismo latino-americano e internacional terão a chance de aprender sobre essas surpreendentes tecnologias e conceitos inovadores com os mais experientes especialistas em mídias sociais, além de experimentar os produtos”, afirma David Benitez, Gerente de Projetos da WTM Latin America.

Grécia, berço da cultura ocidental, se torna o País Patrono da WTM Latin America 2014

A Grécia está ampliando o seu já antigo relacionamento com a World Travel Market, principal evento mundial do setor de viagens e turismo. Este ano, o país europeu será o País Patrono da World Travel Market Latin America 2014, que acontece de 23 a 25 de abril em São Paulo, simultaneamente ao 41o Encontro Comercial Braztoa.

A iniciativa deverá ampliar ainda mais os laços do Brasil com a Grécia. Pilar fundamental da cultura ocidental, o país mediterrâneo, com suas belas praias, rica história cultural e monumentos milenares, vem atraindo nos últimos anos número crescente de brasileiros. E a tendência deverá ser reforçada agora, graças à participação no evento.

De acordo com um estudo da Comissão Europeia de Turismo (ETC, na sigla em inglês), realizado em parceria com a Oxford Economics, nos últimos anos houve um crescimento considerável no número de brasileiros que visitam a Grécia: 36% entre 2008 e 2013. Atualmente, cerca de 40 mil brasileiros visitam o país por ano. Já turistas da Argentina, por exemplo, chegaram a 22 mil em 2013.

“A Grécia está sendo cada vez mais procurada no Brasil e na América Latina como destino turístico. Levando isso em conta, a WTM Latin America foi o evento perfeito para nos ajudar primeiramente a consolidar e, depois, a fazer aumentar o interesse na Grécia por parte da América do Sul. Para mim, é um grande prazer o fato de a Grécia ser País Patrono da WTM Latin America. A parceria é altamente vantajosa para ambas as partes e estou ansioso por fortalecer nossos vínculos e ampliar os contatos na região”, afirma o Secretário-geral da Organização Nacional de Turismo da Grécia, Sr. Panos Livadas.

Hoje, o turismo é a grande especialidade e o principal motor da economia grega. Com opções de roteiro que vão de cruzeiros por suas ilhas paradisíacas, como Mykonos e Santorini, a visitas às monumentais ruínas da acrópole de Atenas, como o Partenon, a Grécia recebeu no ano passado cerca de 17 milhões de turistas. E a expectativa do governo é a de chegar os 18 milhões neste ano.

Segundo Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America, “a Grécia, com toda a sua história e peso cultural, tem uma parceria longa e bem-sucedida com a World Travel Market, e agora poderá se promover fortemente no mercado latino-americano. O grande aumento de poder aquisitivo de nossa classe média na última década permite o acesso a produtos e serviços de turismo cultural, que eram sonhados por muitos mas estavam ao alcance de poucos. A Grécia verá mais e mais turistas latino-americanos nos próximos anos”.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.wtmlatinamerica.com.

Sobre a WTM Latin America e o Encontro Comercial Braztoa

Trazida à cidade de São Paulo pela Reed Travel Exhibitions, após 34 anos de sucesso da feira WTM London, a WTM Latin America 2013 atraiu, ao longo dos seus três dias, mais de 17 mil visitas, entre expositores e visitantes profissionais de turismo do mundo inteiro, que puderam estreitar laços, realizar novos contatos e fechar grandes negócios.

A parceria realizada com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) resultou no acontecimento do tradicional e bem-sucedido Encontro Comercial BRAZTOA junto à WTM Latin America.

Empresas do Zimbábue, Botswana, Namíbia, Malásia, Tailândia e de vários outros países apostaram na região e vieram mostrar suas ofertas turísticas. Os europeus e norte-americanos, que atualmente recebem a maior parte dos turistas da América Latina, também marcaram forte presença – a exemplo da Alemanha, principal patrocinadora da edição de 2013 do evento, que veio focada em se tornar o primeiro destino dos brasileiros na Europa.

A qualidade e variedade de produtos à disposição na feira impressionaram os compradores. Como resultado, expositores fecharam um grande número de acordos comerciais e muitos já querem aumentar suas participações em 2014. Diversos outros destinos internacionais que querem alcançar os crescentes mercados da América Latina vieram como visitantes para avaliar a feira e, entusiasmados com o que viram, já reservaram seus próprios espaços para 2014.

Buscando o foco na qualidade de seus compradores a feira trouxe também 150 hosted buyers (compradores convidados) de todas as regiões do mundo, que estavam em busca de oportunidades não só no Brasil – impulsionados também pelos grandes eventos mundiais que serão sediados no país nos próximos três anos – mas em toda a América Latina.

O sucesso da WTM Latin America se deveu também aos seus diferenciais, que haviam sido, até então, pouco explorados por outras feiras no continente – como, por exemplo, o foco tanto no turismo outbound (emissivo) quanto no turismo inbound (receptivo internacional), bem como oportunidades de negócios e atividades específicas para os segmentos de Turismo MICE (Meetings, Incentive, Congresses and Exhibitions) e Corporativo, além do Lazer.

Além de Fóruns dedicados a esses segmentos, a WTM Latin America promoveu e realizou diversos outros eventos paralelos. Na ocasião, mais de 30 palestras, seminários e encontros permitiram que os protagonistas do turismo latino-americano e mundial pudessem discutir os desafios e identificar as melhores oportunidades do setor.




Artigo publicado em:
01/04/2014
Categorias:
Turismo
Tags:




Veja também:

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Começar Conversa
Podemos te ajudar?
🔹 Olá, bem-vindo(a) à Pires Inteligência em Destinos!

Sou Jeanine Pires. Me fala como posso retornar sua mensagem de acordo com o que você precisa.
Aguardo ansiosamente para transformar suas ideias em realidades excepcionais!

Equipe Pires Inteligência em Destinos