Lideranças do turismo de Mato Grosso se reúnem para validar plano de marketing

Lideranças do turismo de Mato Grosso se reúnem para validar plano de marketing

Lideranças públicas e privadas das cidades de MT que compõem o Polo Pantanal se reuniram, nessa terça-feira (18), com a finalidade de validar o Plano de Marketing Turístico do Polo Pantanal de Mato Grosso.

A audiência contou com a presença de quase 40 pessoas e tinha como objetivo apresentar o resultado do projeto e validar o Plano que, após a realização de duas oficinas, já se encontrava em sua etapa final de apresentação.

O QUE É O PLANO DE MARKETING TURÍSTICO DO POLO PANTANAL MT

O Plano de Marketing Turístico do Polo Pantanal de Mato Grosso traça uma estratégia de longo prazo para posicionar o Pantanal como destino turístico no mercado nacional e internacional. O documento, que passou por três etapas (diagnóstico, elaboração de estratégia e plano de ações), irá orientar de forma detalhada todas as ações de promoção e marketing do Polo, baseando-se no que há de melhor em sua oferta turística.

OBJETIVOS DO PLANO

O Plano objetiva criar uma imagem de que o Pantanal Mato Grosso visa posicionar o destino por meio de 9 objetivos estratégicos, dentre os principais estão:

  • Criação de uma imagem de que o Pantanal Mato Grosso é uma das mais relevantes áreas do Pantanal, agregando o fato de tratar-se da terceira maior reserva da biosfera do mundo.
  • Trabalhar o aumento da receita do turismo no Polo Pantanal, melhorando a rentabilidade e a geração de empregos na região. Aumentar o volume turístico atual: a permanência e o gasto médio do turista.

O documento contém orientações detalhadas para a implantação de ações de marketing digital; apoio à comercialização junto a operadores de turismo e agentes de viagens; elaboração de conteúdo relevante sobre o Polo para influenciadores digitais, dentre outras ações.

“Este trabalho é muito importante para ampliar o profissionalismo do turismo do Pantanal, bem como elaborar estratégias mais eficazes para a venda de nossos atrativos, seja no mercado nacional ou internacional. Sabemos das questões de infraestrutura que também são consideradas impeditivos para o desenvolvimento do setor e estamos trabalhando para a melhoria, como a troca das pontes de madeira por concreto na transpantaneira, entre outros investimentos que continuarão a serem feitos paralelamente a execução do plano. É bom lembrar que contamos com o total apoio do governador Mauro Mendes, porém só teremos sucesso na empreitada com uma parceria forte entre Estado, iniciativa privada e municípios.” Ressalta César Miranda, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso.

O Plano de Marketing foi coordenado pela Pires e Associados, empresa de consultoria licitada para o projeto, que já elaborou planos semelhantes em Pernambuco, Sergipe, Ceará, Santa Catarina e outros destinos. E para Jeanine Pires, coordenadora do Plano, esse tipo de trabalho é fundamental. “O Pantanal de Mato Grosso é uma das regiões com a maior diversidade de recursos naturais que existe no Brasil e na América Latina, e fazer um planejamento de longo prazo para promover essa região foi uma experiência extremamente positiva com a Pires. Ficamos muito felizes em saber que agora a região tem um planejamento para que possa, em longo prazo, reposicionar a imagem do Mato Groso no Brasil e no mercado internacional”, afirma Jeanine Pires.




Artigo publicado em:
19/06/2019
Categorias:
Turismo
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