Ranking internacional revela potencial turístico brasileiro

Ranking internacional revela potencial turístico brasileiro

blank

Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) divulgou um estudo com 136 países em que o Brasil aparece em primeiro lugar em potencial de recursos naturais, mas perde competitividade em quase todos os outros 13 itens listados.

A pesquisa The Travel & Tourism Competitiveness Report 2017  monitora o potencial competitivo de recursos e serviços para o turismo internacional. Apesar de obter um dos patrimônios naturais e a biodiversidade mais ricos do planeta, o potencial turístico do País é limitado por deficiências em segurança, infraestrutura, mão de obra e outros fatores.

De acordo com o WEF o Brasil tem recursos culturais “muito fortes” que incluem desde patrimônios a eventos esportivos e de entretenimento, e desenvolveu uma estrutura turística relativamente boa, mas peca em vários outros quesitos como a piora do ambiente de negócios (129º lugar), item que abrange eficiência legal e impostos; na segurança (106º) e mão de obra (93º).

Também não são animadoras as posições de infraestrutura terrestre e portuária (112º), saúde e higiene (70º) e sustentabilidade (66º), porém a situação geral melhorou se comparada a rankings anteriores. Em 2007, o país aparecia no 59º lugar. E em 2015, estava em 28º e agora o Brasil ocupa a 27ª posição no ranking geral. Entre os países da América Latina, o Brasil aparece apenas atrás do México, que ficou no 22º lugar.

No topo da lista estão Espanha, França e Alemanha. A Europa, aliás, é o continente com o melhor desempenho, com seis nações no top 10.

Segundo a BBC Brasil, o ano de 2016 foi intenso para o turismo brasileiro com a realização da Olimpíada, ocorrida sob o impacto causado pela epidemia de zika na visibilidade do país. No fim, o Brasil recebeu 6,6 milhões de turistas estrangeiros, um aumento de 4,8% em relação a 2015, segundo a Organização Mundial do Turismo. A projeção do governo é chegar a 12 milhões em 2022.




Artigo publicado em:
19/04/2017
Categorias:
Turismo
Tags:
, , , ,



Veja também:

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Começar Conversa
Podemos te ajudar?